terça-feira, 24 de abril de 2012

Blumenau e Oktoberfest




Sou suspeito para falar de Blumenau, já que amo esta cidade tão tranquila e pequena (comparado com São Paulo e Rio). Pode até ter seus problemas, mas ainda assim adoro esta cidade.
Mas como é a principal atração da cidade, esta festa anual, vamos falar um pouco dela.
Ela começa na primeira sexta feira de outubro (mas em anos de eleição, devido a lei seca que proíbe beber, fica para semana pós eleição). Como disse um amigo meu... quero ver a polícia fazer um bando de alemães largar o caneco de cerveja. Então para evitar problemas já fazem a festa depois das eleições.


Entre suas atrações, temos cerveja (ooohhhhhhhhh é mesmo, eu não sabia). Sim, os destaques são para as cervejarias artesanais da região. Eisenbahn é a mais famosa, mas recomendo outras como a Zehnbier (cervejaria de Brusque... um pouco mais forte) e a Oppa (cervejaria de Joinville). Além de outras cervejarias da região. E não, não é apenas um tipo de cerveja. Você vai encontrar desde as mais lights como as mais pesadinhas. Também tem chopp de vinho, para quem é um pouquinho fraco.


Temos também diversos pratos da região, como batata recheada entre outros pratos.




Temos outras atrações também, como os estandes dos clubes de caça e tiro, danças e músicas ao bom e velho estilo alemão. Fora as lembrancinhas que você pode comprar como bottons, roupas (algumas camisas são hilárias), cervejas e canecas (ainda compro uma em forma de barril). Ah sim, já ia me esquecendo, quem tem roupa em estilo alemão (chamados de Fritz para homens e Frida para mulheres). Quem vai devidamente vestido, entra de graça. Mas não pense que a bebida é de graça... tem que pagar. Já fiz o meu investimento, agora é ir todo ano na festa ;D.

Mas nem tudo são flores... como toda grande atração, acaba atraindo muitos turistas, depois da meia noite,  o local do evento (que já é grande) fica muito cheio, a lá carnaval em Salvador. E se você vai comprar bebida ou comida, já compra um pouco a mais de tickets, para evitar ter que pegar fila de novo. E se você se separar do seu grupo... esquece acha-los novamente, se torna missão impossível. E com tanta gente cantando, dançando e bebendo... nem celular ajuda. Fora os bêbados de plantão (alguns já caídos no chão). E algumas cantadas para a garotas solteiras.

Mas para quem já foi em carnaval e carnaval... dá para sobreviver a multidão. Ou chega um pouco mais cedo para curtir a festa antes que se torne impossível andar. Vale a pena, não só pela cerveja, mas pelos amigos e a diversão da festa em si.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário