sexta-feira, 15 de junho de 2012

Arco da Lapa e Bondinho de Santa Teresa



Aqueduto da Carioca, popularmente conhecido como os Arcos da Lapa, localiza-se no bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro.
Considerada como a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial, é hoje um dos cartões postais da cidade, símbolo mais representativo do Rio Antigo preservado no bairro boêmio da Lapa.
A imponente construção em estilo romano tem 17,6 metros de altura, 270 metros de extensão e 42 arcos que ligam o bairro de Santa Teresa ao Morro de Santo Antônio.





O aqueduto foi construído em 1723 e tinha como objetivo conduzir a água do rio Carioca da altura do Morro do Desterro (atual bairro de Santa Teresa, para o Morro de Santo Antônio. A obra ajudaria a resolver o antigo e recorrente problema da falta de água na cidade. Os estudos para trazer as águas do rio Carioca para a cidade começaram nos primeiros anos do século XVII, mas as obras de instalação de canos de água no Rio de Janeiro só tiveram início um século depois.

O aqueduto, a partir de 1896 passou a ser utilizado como viaduto para os novos bondes de ferro, principal meio de acesso do centro aos altos do bairro de Santa Teresa, até os dias de hoje.

Conhecido como bonde de Santa Teresa ou bondinho de Santa Teresa, com seus veículos amarelos, são o símbolo do bairro de Santa Teresa.


Além de um bom preço (acho que não paguei nem 50 centavos), permite um excelente passeio por cima dos Arcos da Lapa. E se você for em pé, não paga.



P.S.: Devido a acidentes em 2011, com algumas mortes, os bondinhos estão suspenso para total manutenção e reforma. A previsão é que volte a funcionar em 2012.

Um comentário: