sábado, 8 de setembro de 2012

Passe de Trem

Depois de alguns problemas e imprevistos, finalmente estou com o passe de trem.
Para quem não conhece, dependendo do país, existem algumas variações dos bilhetes de trem:

  • Bilhete por trecho, com horário e reserva do lugar (utilizei em Portugal);
  • Passe por dias consecutivos;
  • Passe para dias não consecutivos (o que vou usar desta vez).


No caso dos passes de trem, recomenda-se ir na estação de trem e fazer a reserva antecipadamente, para garantir que terá lugar no horário que você quer usar. Sendo marcado os dias que você for usando o passe, seja ele dias consecutivos ou não.
No meu caso, comprei não consecutivo ou flexível, válido por um mês.

Mas da experiência desta compra, vale lembrar de algumas coisas:

Não importa quantos anos você tenha, ou sua experiência de viagens e mais viagens. Sempre existe o imprevisto e a possibilidade de você esquecer algo básico.
No meu caso, eu devia ter providenciado o passe de trem com mais de um mês de antecedência. Deixei para correr atrás, faltando menos de um mês. 
Serviu de lição, para as próximas viagens. E pude ver que nem todas as agências de viagens estão preparadas para emissão de passe de trem, como foi minha experiência com a Tam Viagens. Na maioria das lojas, só havia uma pessoa que sabia como fazer e nem sempre estava presente na loja. Agradeço muito o pessoal da Tam Viagens da loja que fica no Shopping Park São Caetano, por mesmo não conhecendo bem o produto, foram atrás de informações para me ajudar. Eles só tinham experiência com passe de trem para os pacotes deles e não sabiam deste passe sem data fixa.

No fim, já acreditando que teria que comprar este passe em alguma estação no velho mundo, consegui entrar em contato com a TT Operadora Lufthansa (para mim Lufthansa era só empresa aérea). Graças a eles, consegui comprar meu passe, com emissão imediata (claro, tive que perder uma manhã ou voltar no dia seguinte). Considerando que por outras agências de turismo, eles mandariam pelo correio, pois a emissão é feita no exterior (este é o motivo porque deve-se comprar os passes com mais de um mês de antecedência, para ter a certeza que receberá eles antes de sua viagem), tive muita sorte. Muita sorte mesmo. Além de terem tirados todas as minhas dúvidas sobre o funcionamento, procedimentos e detalhes para utilizar e fazer uma viagem confortável. 
Recomendo os serviços deles. 

Agora me preparar e logo mais estarei de férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário