terça-feira, 30 de outubro de 2012

Onde se Hospedar???

Em uma viagem de férias, muitas vezes nos perguntamos onde vamos nos hospedar?
Quando se compra um pacote em uma agência de viagem, é algo com quem não nos preocupamos (já está tudo em um pacote). Mas quando viajamos por conta ou temos um orçamento apertado, uma pesquisa sobre hotéis e outras opções é algo muito interessante e necessária.
Sempre faço consulta pelo Booking, tanto para hotéis quanto para hostels. E vou comparando com outros sites como o Hostels Wolrd.
Calma que logo explico as diferenças.

Entre as opções que temos, vamos as seguintes.

Hotéis: Em geral, são mais caros, mais confortáveis e mais privados. O tradicional hotel que todos nós conhecemos, podendo ser bons, muito bons, magníficos ou decepção. 
Para quando se viajar em família ou casal e/ou quer algo mais particular, é o que eu recomendo e o que normalmente os pacotes adotam. Podendo ser hotéis de 3 a 5 estrelas, dependendo do quanto está disposto a gastar.



Hostel ou Albergue da Juventude: Diferente do que se imagina como albergue, são hotéis mais baratos, alguns com boa infra-estrutura (nem todos), tendo quartos individuais, para casal ou coletivo. Em geral costumo pegar quartos coletivos, o que me permite conversar com outros colegas de quarto e fazer novas amizades (além de dicas sobre o que tem na cidade para ver/fazer).
Aqui vale algumas ressalvas muito importantes, já que Hostel variam de padrão e qualidade de lugar para lugar (muitas vezes na mesma cidade):
  • Verifique se o preço da diária, está incluso o café da manhã ou se tem que pagar a parte;
  • Tendo café da manhã, é bom verificar se você terá que lavar a louça que suja;
  • Caso não esteja acostumado a dividir banheiro/toalhete, ver se tem suíte (o que te dá um banheiro privativo). Esta opção existe também para quarto coletivo, tendo apenas que dividir com os colegas de quarto;
  • Quarto coletivo, pode ser só para mulheres, só para homens ou misto, verifique o que melhor te agrada;
  • Caso vá em um grupo de amigos, vocês podem negociar fechar um quarto coletivo só para vocês (existe quartos coletivos para 4, 6, 8, 10 e já vi até para 16 pessoas);
  • Lembre-se de levar cadeado e toalha, muitas vezes eles tem armários para guardar coisas pessoais, mas cobram o cadeado. O mesmo para toalha (na maioria das vezes é fornecido, mas nem sempre);
  • Em quartos coletivos, em geral após 22h, evite fazer barulho, tem gente dormindo. Assim como pode acontecer de seus colegas de quarto ronquem ou façam algum barulho acidentalmente. Se você tem sono leve, não recomendo este tipo de quarto.

Couchsurfing: Confesso que conheci a pouco tempo. Mas resolvi testar e ver como funciona. Como o próprio nome diz, surfando no sofá (seja alguém no seu ou você no dos outros). É uma comunidade, onde as pessoas podem marcar encontros, passeios e outras atividades, mas o principal é a possibilidade de pessoas dormirem em sua casa e de você dormi na casa dos outros. Basta você cadastrar, descrevendo como é o local e quantas pessoas podem dormir na sua casa (isso se você quiser, ninguém é obrigado a aceitar). E quando você for viajar, pode fazer uma pesquisa, perguntando se alguém tem um sofá disponível ou mesmo montando um classificado, pedindo uma vaga de sofá em tal cidade por determinados dias. 
Confesso que é um pouco estranho você receber alguém (ou mais de uma pessoa) que você não conhece. Assim como é estranho você dormir na casa de um desconhecido. Mas também é uma oportunidade única de você conhecer outras pessoas e saber como é a vida deles. Tive a oportunidade de dormir na casa de uma família alemã em Stuttgard, onde pude conversar com a família (oportunidade perfeita para aperfeiçoar um idioma) e comer comida típica. Além de me darem dicas do que tem na cidade, coisas que gostam e até acompanha-los em passeio (eu nunca pensei em andar em um Porsche Carrera S4). Mas aqui vale algumas ressalvas: 
  • Você não está em um hotel. Está na casa de outras pessoas. Por mais prestativos que são com você, deve-se sempre prestar atenção para não ofender seu anfitrião;
  • Antes de aceitar alguém em sua casa ou de você confirmar em se hospedar na casa dos outros, verifique os comentários, críticas e elogios que outras pessoas já fizeram sobre seu hóspede/anfitrião;
  • Procure manter o máximo de contato com a pessoa, para não atrapalhar nem o seu horário nem o horário dela. Afinal, seu hóspede está de férias, você não. Assim como seu anfitrião, também tem os horários dele. E manter contato para acertar direitinho o horário em que vão se encontrar, bem como o horário de voltar para a residência é importante. Você não está em um hotel e eles não estão lá para te servir. 

Airbnb: Esta opção de hospedagem é muito parecida com o Couchsurfing, sendo que sua principal diferença, está no fato que você tem que pagar. Não tive oportunidade de usar este tipo de hospedagem, mas todos os comentários que fiz sobre Couchsurfing, são válidos aqui. Só é necessário entrar em um acordo quanto ao valor a ser pago entre as partes.


Existe a opção de você alugar uma casa ou apartamento (considero que para um tempo mais longo em uma cidade como a melhor opção, mas vale lembrar que você terá que cuidar da faxina e cozinha).


Antes de decidir sobre qualquer hospedagem, vale duas dicas muito importantes.

  1. Veja o endereço do local e use o google maps, para ver o que tem por perto do local. É facil chegar lá de metrô? É próximo de pontos turísticos? Tem mercado, shopping, praia, bares, restaurantes por perto? Pense nisso, antes de decidir o lugar. Não é porque é do lado do monumento mais importante da cidade que vale a pena ficar lá. A cidade tem mil outras coisas para se ver e fazer;
  2. Recomendações nos sites de busca que já citei. A crítica é boa? Tem alguns comentários negativos? O local possui infraestrutura boa? Não compensa pegar o local mais barato para ter alguns problemas depois. Muitas vezes, vale a pena você pagar um pouco mais, pelo conforto. Afinal você está viajando de férias, para descansar e se divertir. No caso de Hostel, recomendo os que são bem avaliados ou os que tem site próprios (o que permite que você veja mais alguns detalhes) ou que são redes de Hostels (A&O Hostel/Hotel na Alemanha tem em várias cidades e seguem um padrão, tendo tanto opção como Hostel, como opção como Hotel). 





Nenhum comentário:

Postar um comentário