sábado, 17 de novembro de 2012

Indo para Neuschwanstein e Hohenschwangau

Imagina um castelo nos Alpes alemães. Agora imagina dois castelos, sendo um em estilo medieval e outro a realização de um sonho de um rei considerado louco, que encantou até a Disney (que usou este castelo como modelo para o deles).

Hohenschwangau

Neuschanstein 

Já dá para se ter uma leve idéia do que espera esta viagem. Ambos os castelos são fascinantes, com muitos detalhes e história para se contar. Mas um único grande problema. Ficam próxima da cidade de Hohenschwangau e não existe linha de trem ligando esta cidade alemã (Em se tratando da Alemanha, quase todas as viagens entre as cidades é possível fazer de trem).

E como fazer para ir conhecer esta cidade como um bom turista independente sem pacote pré-programado por agência de turismo? 
Depois de algumas pesquisas e programação, peguei o trem saindo de Munique, em direção a cidade de Füsen. Recomendo pegar o trem cedo, pois a viagem de trem leva quase 2 horas e as visitas tem horário agendado quando você compra os ingressos (isso se quiser ver os dois castelos, o museu dos reis da Baviera e a pequena cidade a beira de um lago). Muitas coisas para se ver em tão pouco tempo.

A viagem de trem é tranquila, com lindas paisagens de campo que você pode apreciar, ler um bom livro, ficar conversando com os amigos enquanto não chega a última estação. O trem vai passando em várias cidades, mas você só precisa descer na última, lembre-se disso.

Chegando na cidade de Füssen, ao lado da estação de trem, tem um ponto de ônibus. Só esperar o ônibus para Hohenschangau (aproveite para comprar o bilhete de ida e volta direto com o motorista, a menos que você já tenha se programado e feito reserva para dormir em Hohenschangau). Leva de 15 a 20 minutos para chegar na cidade. Mas ainda é necessário uma boa caminhada até o ponto de venda dos ingressos para as visitas (tendo opção de audio guia em português de Portugal). 
Hohenschwangau


Se você chegou como eu, por volta das 13h, morrendo de fome, recomendo que compre o seu ingresso, com horário agendado, almoce e leve uma garrafinha de água (caso queira fazer todo o caminho a pé... você realmente vai precisar). No castelo de Hohenschwangau é algumas escadas para subir, algo em torno de 20 minutos. Acrescente 30 minutos de caminhada quando sair de Hohenschwangau até chegar na cidade. Será um ótimo passeio por uma estrada em um bosque próximo a um lago Alpsee (lago dos Alpes em uma tradução literal). Sou suspeito de falar, já que adoro fotografia e o local proporciona ótimas fotos.

Agora no Neuschanstein, compre uma nova garrafinha de água porque tem uma caminhada de quase uma hora te esperando (ou paga uma taxa para subir de charrete).  Depois da visita, ainda tem a opção de outra caminhada de 15 minutos para ficar em uma ponte onde terá uma vista linda do castelo.

Neuschanstein (uma das fachadas e torre sendo restauradas)

E pode considerar que você ficará uma hora em cada castelo. 

Próximo post, comentarei sobre os dois castelos e o que aguarda os visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário