quinta-feira, 3 de abril de 2014

Torre de Belém

O título bem que podia ser, "em busca do pastelzinho de Belém"

A famosa Torre de Belém. E não estamos falando da cidade de Belém, mas sim da Torre as margens do rio Tejo, na entrada da bela cidade de Lisboa. Afinal, quem foi em Lisboa e não passou por lá, não pode dizer que foi em Lisboa. 


Um dos monumentos mais famosos e símbolo do nacionalismo português. Originalmente construido como um forte defensivo (1520), teve sua função alterada conforme o tempo e a evolução das armas.


Tendo sido usado com o passar dos anos, como posto aduaneiro, masmorra, posto telégrafo e farol, passou por diversas modificações e influências, principalmente do estilo manuelino.


Para quem tem interesse em fazer uma visita, próximo a torre, tem uma maquete.


A torre se localiza na antiga praia de Belém. Mas usamos uma rampa de acesso a mesma e logo na entrada podemos comprar o bilhete. Recomendo que se deseja aproveitar e ver outros monumentos, compre bilhetes conjuntos, do Mosteiro do Jerônimo e/ou do Palácio Nacional da Ajuda. 


Claro que como se trata de uma construção defensiva, você precisa se abaixar um pouco para passar por certos lugares. 


Para os apaixonados em arquitetura,  detalhes não faltam, ainda mais para uma estrutura inicialmente de cunho militar.


Não há como não lembrar da história, estando na baluarte (pátio por assim dizer), imaginando que este era o último ponto que as embarcações viam quando saiam de Lisboa, navegando em direção a outros continentes do império colonial português.


Quanto a torre, ela é dividida em cinco andares.



  • Primeiro andar - Sala do Governador; 



  • Segundo andar - Sala dos Reis, com teto elíptico e fogão ornamentado com meias-esferas;



  • Terceiro andar - Sala de Audiências; 



  • Quarto andar - Capela; 




  • Quinto andar - Terraço da torre.



  • Agora se você está se perguntando, se é aqui que vendem os famosos Pastelzinho de Belém… sinto em informar (e eu só descobrir na hora), que este não é o lugar, onde se vende o famoso doce português (mas posso te confirmar que é um dos meus doces favoritos e valeu cada centavo gasto). Ficará para uma próxima postagem onde você encontrará.


    Referências: Torre de Belém, site oficial - Wikipedia Torre de Belém

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário