quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Escócia e outros lugares

Para quem anda acompanhando as notícias, sobre o referendo de independência ou não da Escócia sobre o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, há outras regiões européias que em menor ou maior grau também desejam uma maior liberdade.
E confesso que não importando o resultado, fiquei com vontade de viajar e conhecer a Escócia. Bem como outras regiões separatistas (ok, confesso que a Catalunha já conheci e adorei... recomendo).
Mas algumas me chamaram atenção (lugares que eu nem imaginava ter movimento separatista).


Escócia: Desde as histórias do Tio Patinhas ao filme Coração Valente e o famoso monstro do lago Ness, motivos para ir, não faltam. Claro que aproveitar para comprar o tradicional kilt e ver a cultura escocesa, também são atrações à parte. E com toda a propaganda e notícias sobre este referendo, acredito que aumentará e muito o turismo para a região.



Quem sabe 2015 ou 2016 não aproveito as férias ?




Catalunha e País Basco: Tive a oportunidade de conhecer a região da Catalunha anos atrás e considero como uma outra Espanha. Começando pelo idioma catalão que é bem diferente do espanhol e não entendia quase nada do que falavam. Além dos costumes e tradições é uma bela região. 

Quanto ao País Basco, deixei para conhecer em uma futura viagem, quando eu for fazer o caminho de Santiago. Pelo pouco que sei, se a Catalunha já era outra Espanha, esta região é ainda mais autêntica e diferente, e desde que o grupo terrorista basco renunciou às armas e agora luta de forma pacifista pela sua autonomia, vale a pena conhecer. 

Flandes: Uma das regiões que queria ter conhecido ano passado, mas tive que corta da minha lista, bem na verdade quero conhecer toda a Bélgica, Luxemburgo e o sul da Holanda que ficou faltando. Confesso que sei pouco sobre a região, fora que faz parte da Bélgica e é de idioma holandês (Valonia é de idioma francês). Mas tive ótimas recomendações para conhecer suas cidades e culinária.

Norte da Itália e Tirol do Sul: Quem me conhece, sabe que sou apaixonado pela história do Império Romano. E Itália é um dos meus sonhos. Mas confesso que o Renascimento visto em diversas cidades italianas, trouxe uma rica cultura que vale a pena ser apreciada. Principalmente a região norte da Itália que de tempo em tempo ou eram cidades estados, ou países independentes ou faziam parte de alguma outra grande nação. História e lugares para ir na região não faltam. Mas eu faria questão de ir de norte a sul do país.



Lugares para ir, não faltam (falta tempo livre e dinheiro... mas com planejamento e férias, tudo é possível). E quem sabe não faço um mochilão pelas regiões separatistas? 

P.S.: Para maiores informações sobre os movimentos separatistas nestas e outras regiões, recomendo a matérias da Deutsche Welle

Nenhum comentário:

Postar um comentário