sábado, 10 de janeiro de 2015

Dicas de 'boas maneiras' durante o voo

Estas dicas, achei muito boas, do site Viagem Livre.

1 - O ladrão de braços
Ah, a velha disputa pelo braço da cadeira. Melhor pensar nele como um divisor de assentos, e não como um descanso de braços para não se irritar tanto. Tente apoiar apenas o cotovelo, deixando bastante espaço para o vizinho usá-lo também. Assim, todo mundo sai ganhando.



2 - O tagarela
Se o passageiro ao lado puxar conversa, faça um esforço e dê ouvidos por um tempo --afinal, ele só está querendo ser simpático. Mas depois de alguns minutos, não tenha medo de dizer algo como: “O papo está bom, mas preciso descansar os olhos um pouquinho”, e virar para o outro lado.

3 - O dorminhoco no assento do corredor
Você precisa ir ao banheiro durante o voo, mas se depara com um passageiro que cochila ao seu lado. Se isso acontecer, só há uma opção: dê um leve tapinha no ombro do dorminhoco e peça licença. Em hipótese alguma tente passar por cima dele: você provavelmente vai incomodá-lo do mesmo jeito, e ainda corre o risco de ser pego numa posição constrangedora.

4 - O carinhoso
É sempre bom saber que o estranho ao lado considera seu ombro confortável o bastante para tirar uma soneca. Mas é preciso respeitar o espaço pessoal, principalmente em ambientes confinados. A dica é tossir até que o dorminhoco acorde e deixe seu ombro em paz. Ele não vai se aconchegar de novo se achar que você está espalhando germes.

5 - O ébrio
Se topar com um passageiro embriagado, evite contato visual a todo custo. Qualquer comunicação direta com o sujeito pode resultar em um inimigo indesejado a 10 mil metros de altitude - ou pior, em um novo melhor amigo. É sempre melhor alertar a tripulação do que intervir por conta própria.

6 - O comissário mal-humorado
Ninguém gosta de um comissário de bordo ranzinza, mas confrontá-lo diante de outras pessoas só vai piorar a situação. Se você tiver um problema, peça discretamente para falar com o chefe da tripulação, ou melhor ainda, escreva uma carta de reclamação quando estiver em terra firme.

7 - O roncador
A solução definitiva para lidar com um dorminhoco barulhento é sempre levar protetores auriculares ou fones de ouvido com cancelamento de ruído. A maioria de nós sonha em usar um método mais direto, como uma boa cotovelada nas costelas. Mas a verdade é que, para combater esse tipo de situação, só mesmo bloqueando o ruído.

8 - A criança indomável (parte 1)
Estatisticamente, a probabilidade de você se deparar com crianças é alta em qualquer voo. Se houver assentos livres, pergunte ao comissário se é possível mudar de lugar. Se não for possível, aqueles protetores auriculares e fones de ouvido modernos vão novamente se mostrar um bom investimento.

9 - A criança indomável (parte 2)
Se a criança atrás de você estiver chutando sua cadeira sem parar, vire pra trás com um belo sorriso e pergunte, com a maior educação, se ela se importaria em parar. Não caia na tentação de mostrar que está irritado: para muitas crianças, isso pode ser um estímulo a mais.

10 - O reclinador de assentos
Infelizmente, só há uma maneira de lidar com o incômodo dos assentos reclináveis: se não se pode vencê-los, junte-se a eles. Mas certifique-se de só reclinar a cadeira depois que o serviço de bordo terminar. Além disso, é de bom tom dar uma olhada se o vizinho de trás não está usando a bandeja para apoiar um livro ou o laptop, além de ser uma forma sutil, mas educada, de comunicar sua intenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário