sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Trajes Típicos para festas alemãs

Para quem costuma ir em festas típicas alemãs, usar o traje típico é um charme (principalmente em Munique - Alemanha). Mas como também temos festas alemãs no Brasil, muita gente não sabe o que é o traje típico.

Sinceramente usar o traje típico é perfeito para já entrar no clima da festa. E dependendo da festa tem alguns benefícios:
  • Você pode entrar de graça: Festa Pomerana na cidade de Pomerode (SC) e na Fenarreco na cidade de Brusque (SC);
  • Pagar meia entrada: Oktoberfest na cidade de Blumenau (SC);
  • Festa de Rua, sem venda de ingresso: Oktoberfest na cidade de Munique (Alemanha) e Bauernfest na cidade de Petrópolis (RJ).
TRAJE TÍPICO MASCULINO



Chapéu: São de uso opcional, mas quando utilizados devem ser típicos germânicos.

Camisa: A camisa pode ser de manga curta ou comprida, com colarinho. As cores são opcionais, sempre harmonizando com todos os tecidos do traje.

Calça e Bermuda: Os trajes folclóricos alemães possuem calças longas ou até a altura do joelho ou um palmo acima. A Lederhose, originalmente de couro, pode ser confeccionada em outros tecidos, sendo assim considerada bermuda típica germânica.

Suspensórios: De uso opcional. Quando utilizado pode ser preso na calça ou bermuda por botões, atravessado na parte de trás, de couro ou tecidos que combinem com todo o traje. 

Coletes: Também de uso opcional, quando utilizados, não devem ser apertados demais. Sempre em cores e detalhes típicos germânicos que combinem com o traje.

Meias: São obrigatórias, até a altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs – canos de meias em tricô – na altura da panturrilha.

Sapatos: Será permitido sapato social fechado, botina/bota fechada, e sapatênis fechado em cor única e escura. Cadarço, quando utilizado, do mesmo tom do calçado.

ATENÇÃO!
DESCARACTERIZAM o traje típico: O uso de chinelo, sandália, tênis ou calçado aberto; bem como solados claros nos sapatos sociais, botinas/botas fechadas e sapatênis; meias de futebol, calça ou bermuda jeans, suspensórios com prendedores (jacarés), camiseta de malha, regata, camisa pólo, óculos escuro, acessórios, chapéus que descaracterizam o traje típico germânico e boné.

TRAJE TÍPICO FEMININO



Acessórios: Tiara florida, chapéu, bolsa e lenço são de uso opcional, quando utilizados devem ser em modelos típicos germânicos.

Avental: Também de uso opcional, quando utilizados devem ir até quatro dedos acima do comprimento do vestido. 

Blusa: Mangas longas ou curtas, sem deixar o ventre à mostra. As cores são opcionais, sempre harmonizando com todos os tecidos do traje. Quando acompanhadas do colete, o mesmo deve ser típico germânico e também combinando com os tecidos do vestido.

Vestido: Os vestidos ou saias típicas são aceitos com detalhes em renda ou bordado, originalmente longos ou até a altura do joelho, com tolerância de quatro dedos acima dele (sugestão do uso da bombacha - ceroula típica feminina germânica).

Meias: De uso opcional, quando usadas devem estar na altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs – canos de meias em tricô – na altura da panturrilha.

Sapatos: Somente será permitido o uso de sapato social fechado, sapatilha fechada e botina fechada sem deixar os dedos e calcanhar à mostra. Tons lisos e cores únicas. Cadarço, quando utilizado, do mesmo tom do calçado. Tamanco de madeira, típico germânico, também é aceito.

Lederhose: Originalmente masculina, pode ser usada por mulheres, com comprimento variável e tolerância até a metade da coxa. Tradicionalmente de couro, pode ser confeccionada em outros tecidos, sendo assim considerada bermuda típica germânica.

Suspensório: Este é de uso opcional, mas quando utilizado pode ser preso na calça ou bermuda por botões, atravessado na parte de trás, de couro ou tecidos que combinem com todo o traje.


ATENÇÃO!
DESCARACTERIZAM o traje típico: O uso de chinelo, sandália, tênis, calçado aberto, sneaker, sapatênis, bota cano longo, qualquer tipo de calçado estampado, com franjas e tachas, solados claros ou tons predominantemente dourados e prateados; meias de futebol, calça ou bermuda jeans, suspensórios com prendedores (jacarés), camiseta de malha, regata, camisa pólo, óculos escuro, boné, bolsa grande, acessórios e chapéus que descaracterizam o traje típico germânico. Saias ou vestidos acima dos quatro dedos acima do joelho e lederhose acima da metade da coxa.


P.S.: Curiosamente, das festas alemãs que fui, a única que vi que são poucos que usam trajes típicos, foi na Bauernfest (provavelmente por ser uma festa de rua). Praticamente quem usava trajes típicos ou era de um grupo de dança ou estava lá trabalhando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário