sexta-feira, 7 de outubro de 2016

10 COISAS PRA NÃO FAZER NA EUROPA

EU flag near red traffic light under blue sky

O que mais se vê por aí são listas do que você deve fazer quando estiver em algum lugar. Mas às vezes, mais importante do que isso é saber aquilo que você deve evitar pra fazer o seu roteiro render mais e aproveitar melhor o destino escolhido. Por isso, listei algumas coisinhas que você pode passar longe quando decidir visitar o velho continente – algumas valem pra qualquer destino:

1 - Querer apenas acumular países
Eu sei que não é sempre que se consegue tirar tempo e juntar dinheiro pra uma Eurotrip. A gente sempre tenta aproveitar ao máximo pra fazer valer as infinitas horas de voo do Brasil pra Europa. Mas ainda assim, de nada adianta passar apenas um ou dois dias em cada lugar e não curtir cada um deles. Se você tem apenas uma semana, duas, ou um mês, aceite essa realidade e reduza os destinos que você quer conhecer. A Europa vai continuar ali e daqui a uns anos você pode voltar. Acredite: as coisas não mudam tanto assim. Então, não existe esse negócio de “conheci 10 países em duas semanas”. Você pode até ter passado por 10 países, mas se não deu tempo de absorver nada de cada lugar, não dá pra dizer que você conheceu de verdade, né?
2 - Viajar apenas de avião
Sim, economiza tempo e em alguns casos sai até mais barato. Mas se a distância não for tão longa assim, muitas vezes compensa aproveitar as outras formas de transporte que a Europa oferece, como trens, ônibus e aluguéis de carros. Além de você economizar tempo com check-in e deslocamento apenas até o aeroporto (a maioria deles fica bem longe dos centros), dá pra curtir as paisagens do interior e não se preocupar tanto com as dimensões da sua mala ou como você vai fazer pra carregar todos os líquidos na bagagem de mão.
3 - Prender-se em pacote de agência
Pacotes de agência de turismo parecem que foram feitos apenas pra te dar um teaser de tudo e aumentar a sua vontade de conhecer de verdade determinados lugares. Assim como no item 1, geralmente você faz tudo correndo e não tem liberdade pra passar mais tempo naquele lugar que você achou incrível (sem contar o contrário, você fica preso por horas em algo que evidentemente é uma armadilha de turista). A sua viagem fica enlatada e você corre o risco de dividir esses momentos que deveriam ser mágicos com gente da pior qualidade. Pesquise, prepare-se e tente fazer uma viagem que seja só a sua cara.
4 - Não se envolver com a cultura local
Pesquise sobre o destino que você escolheu e se permita aprender com ele. Lembre-se que cada cidade tem vida e não é apenas uma atração de parque que tem a obrigação de te agradar. Saiba algumas regras básicas de convívio social (como por exemplo deixar a esquerda livre em escadas rolantes) e lembre-se que os moradores locais não são guias turísticos sempre dispostos a te ajudar caso você se perca (a não ser que você esteja na Irlanda, lá eles são bem prestativos com isso). A regra também vale pra comida. Por mais estranhos que você ache os pratos de determinado destino, evite comer apenas em McDonalds, Pizza Hut ou Starbucks. Aproveite que você está ali e prove os pratos que às vezes não existem em qualquer outro lugar do mundo. Ou, caso existam, você sempre vai poder dizer que comeu o “original”.

5 - Achar que todo mundo é obrigado a falar a sua língua
A não ser que você esteja em Portugal, pode ser bem complicado encontrar pessoas que falem português pelo resto da Europa. Claro, brasileiros podem ser encontrados em todos os cantos, mas não aposte só nisso. Vale sim praticar o inglês ou espanhol pra, pelo menos, ampliar as suas possibilidades. Procure sempre aprender uma ou outra palavra de cada destino, nem que seja apenas pra dizer que você não fala aquela língua, mas se deu ao trabalho de pesquisar um pouco. Acreditem, ajuda bastante a conquistar a simpatia de algumas pessoas. Em Paris, por exemplo, sempre tocaram o terror dizendo que os franceses se recusam a falar inglês, o que pra mim não foi nem um pouco verdade. Comece com um “Bonjour” e se desculpe por não falar francês (se você conseguir falar isso em francês ganha ainda mais pontos). Na maioria dos casos, o pessoal me respondeu que não tinha problema e que também falava inglês, assim simples.
6 - Sair atrás de tudo o que é mais barato
Claro que todo mundo quer economizar ao máximo em uma viagem internacional (ainda mais com o preço do Euro), mas pesquise bastante se os descontos valem mesmo a pena. Às vezes aquele voo barato só sai de um aeroporto na PQP e com horários impraticáveis pra quem anda de transporte público ou aquele hotel bem em conta tem um monte de custos adicionais. Aquela expressão do “barato que sai caro” faz bastante sentido e pode render muitas armadilhas. Por isso, pesquise sempre!
7 - Passar mais de uma hora numa fila
Viajar em alta temporada pode ser bem legal por causa do verão e das atrações extras, mas pode render muita perda de tempo com lugares cheios. Se você só conseguir viajar entre os meses de junho e agosto, por exemplo, prepare-se em dobro (e não estou falando apenas do dinheiro, já que tudo é mais caro). Veja em que atrações você consegue comprar bilhetes antecipados ou os horários com menos movimento. Conhecer a Torre Eiffel, por exemplo, pode consumir metade do seu dia sem um mínimo de planejamento. Pense sempre em tudo o que você poderia estar fazendo e conhecendo enquanto fica apenas parado em pé esperando. As suas lembranças agradecem.

8 - Ter preguiça de andar
A não ser que você tenha sérios problemas de locomoção, deixe a preguiça no Brasil, traga calçados confortáveis e bata perna por aí. Distâncias maiores são facilmente cobertas com transpore público, que é super eficiente na maioria dos lugares. Mas se for pra ir apenas de uma atração a outra nas regiões centrais das cidades, permita-se caminhar uns passos a mais. Além de absorver melhor a atmosfera do lugar, você pode conhecer ruas, praças e lojinhas interessantes que nenhum mapa ou guia turístico apontaria pra você. Sem contar que vai te ajudar a queimar as calorias extras daquele Schnitzel super pesado do almoço. Acredite, às vezes você anda uns 10km em apenas uma manhã e nem percebe.
9 - Deixar de fazer alguma coisa só porque está chovendo
Essa eu aprendi na Irlanda, mas vale pra qualquer lugar: se você deixar de fazer algo só porque está chovendo, você não vai fazer nada. O tempo é bem instável em boa parte da Europa, então só porque amanheceu chovendo não significa que o dia inteiro vai ser assim. Prepare-se sempre com óculos de sol e guarda-chuva e não deixe de aproveitar nada só por causa disso. Esteja sempre de olho na previsão do tempo (que costuma acertar bastante) e molde o seu roteiro de acordo com ela. Se parece que o dia inteiro vai ser chuvoso, busque as opções em lugares fechados, como museus, galerias e lojas. Se o dia tem tudo pra ser lindo e cheio de sol, reserve pra bater perna e conhecer os parques. Só não vale ficar enclausurado no hotel ou hostel, afinal você não viajou mais de 10 mil quilômetros pra isso, não é mesmo?

10 - Ter medo
Muita gente deixa de viajar porque tem medo de ir sozinho, de não gostar do lugar, de gastar muito dinheiro ou de se perder (verdade). Gente, o objetivo de viajar é justamente se perder no mundo. Se for pra ficar super confortável e segura eu nunca teria saído da minha casa, não teria feito faculdade em outra cidade, não teria entrado num avião sozinha e não teria reunido uma coleção de histórias divertidíssimas de cada vez que eu me arrisquei a conhecer um lugar novo. Os contratempos que alguém pode encarar quando está viajando nada mais vão virar do que aprendizados e histórias das quais você pode se orgulhar e rir a cada vez que se lembrar ou contar pra alguém. Até se algo der errado, ainda está tudo certo e você sempre estará no lucro.



Agradecimentos aos nossos amigos do Site Viajões (Obrigadão, Luciana te devo uma), por permitir o compartilhamento da matéria publicada, por eles e por sempre ajudar com dicas e recomendações de suas viagens (e pela ajuda e recomendações para as minhas viagens também).
Fonte: Viajões

Nenhum comentário:

Postar um comentário